top of page
CEBA2A59-9455-4D72-B1B1-F2E6B343B1EE.jpeg

Esther Dagápito

Esther Dagápito, 25 anos, ingressou no meio cultural aos 9 anos através do Projeto Guri, um projeto de educação musical para crianças periféricas. Durante a adolescência participou de outros projetos de viés artístico dentro da escola, além de assistir apresentações culturais que aconteciam em seu bairro (Cidade Tiradentes).

Aos 18 anos foi selecionada para participar do Programa Jovem Monitor Cultural no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sentindo a escassez de atividades para o público infantil, desenvolveu o Coletivo Escambinho junto a outros jovens monitores, um coletivo focado em fomentar a arte e literatura infantil realizando atividades como saraus, oficinas, workshops e mediações de leitura. Aos 21 anos foi Jovem Monitora Cultural na Secretaria Municipal de Cultura, passando pelos setores PROMAC e Pluralidade Cultural (setor responsável por diversos editais, como VAI, Fomento à Cultura da Periferia e Pontos de Cultura). Aos 22 anos trabalhou temporariamente como monitora e articuladora no Unibes Cultural, tendo como responsabilidade a efetivação das contrapartidas sociais.

Atualmente, além de realizar oficinas, workshops e vivências de arte e escrita criativa para crianças, tem uma produtora focada em auxiliar coletivos e artistas periféricos na escrita e desenvolvimento de projetos culturais (Elã Produz).

bottom of page